Como funciona a produção de açaí? A fruta, tão consumida no Brasil em diferentes formatos, passa por um processo complexo de extração e industrialização antes de chegar às mesas.

O açaizeiro é a palmeira responsável pelo açaí, produto muito consumido no Brasil, principalmente no verão, como picolé, bebida, geléia, sorvete e todas as outras delícias que conhecemos. O açaízeiro frutifica o ano todo, principalmente entre julho e dezembro.


{"id":4003,"title":"","subtitle":"FOTO: REPRODUÇÃO"}


O Brasil é o grande produtor mundial de açaí, responsável por 85% da oferta mundial! É a base da alimentação e uma importante operação econômica na Amazônia, que arrecada cerca de R$500 milhões anualmente para a região.


O açaí é colhido por ribeirinhos nas florestas. Feita a colheita, viaja de barco até Belém, para ser congelado e processado. Ao chegar à indústria, passa primeiro por uma limpeza que retira todas as impurezas. Daí então os frutos branqueados em um tanque com água clorada, onde ficam por 15 minutos. Passam por enxágue e depois por um tanque de água morna para o amolecimento da polpa, que posteriormente será separada do caroço e pasteurizada.


A polpa, misturada com água, origina o chamado "vinho do açaí", que será utilizado no preparo dos alimentos. Já a versão na tigela, uma das mais famosas, mistura a polpa do açaí misturada com xarope de guaraná, um bom energético com sabor super agradável.


{"id":4004,"title":"","subtitle":"FOTO: REPRODUÇÃO"}


Doce, salgado, com frutas, chocolate, ou até mesmo carne, o açaí é um produto nacional de grande relevância e enorme sabor!


Curtiu?! Não deixe de nos seguir no Instagram, @Juntandoaspanelas

Foto de capa: Reprodução



Siga nosso instagram

© 2017 • Juntando as Panelas • Todos os direitos reservados