Bodega Salentein • Juntando as Panelas

Bodega Salentein

Conheça a surpreendente bodega Salentein e veja porque nos apaixonamos por ela

Fala Paneleiros!! Esse post é para falar da bodega que mais nos surpreendeu na viagem: a Salentein. Ela fica localizada no Valle do Uco, que foi a região que fizemos no último dia da viagem. Como já havíamos visto bastante coisa, não imaginávamos que pudesse ter algo tão diferente. Mas chegando à Salentein, com certeza mudamos de ideia.

Para começar, a região fica bem pertinho da Cordilheira dos Andes e tem uma vista absurdamente linda.

Foto: Juntando as Panelas

Entramos no grande edifício de concreto, bem moderno e já pudemos ver a lojinha na lateral. Lá, é possível encontrar, além de vinhos e azeites da marca Salentein, objetos decorativos, sabonetes, avental, casaco e até um pen drive em formato de rolha super fofo que eu tive que comprar!

O prédio também abriga uma galeria de arte, que infelizmente não tivemos tempo de visitar. Então vamos falar somente sobre o nosso tour!

Depois de caminhar até a construção que fica lá no final da estradinha (você pode ver na segunda foto do post), pudemos entrar e conhecer as linhas de vinhos e sua produção. Lá dentro, a primeira sala abriga duas colunas de vidro com garrafas de todas as linhas produzidas pela bodega: Killka, Portillo, Salentein Reserve, Salentein Numina, Salentein Single Vineyard, Salentein Primus e Grand Vu Blend.

Ao passar por essa sala, entramos na grande área onde ficam os tanques de inox.

Foto: Juntando as Panelas

É importante dizer que todo o edifício é construído no formato de uma rosa dos ventos, o que torna-o ainda mais poético. Segundo a explicação, o formato cruzado facilita o manejo das uvas e vinhos, ao mesmo tempo que reduz o caminho que percorrem durante os estágios de processamento.

Ao caminhar pela sala de tanques, no centro dela vimos que havia um enorme buraco que dava visão para o andar subterrâneo, onde um pianista estava tocando (AO VIVO!) músicas maravilhosas que transformaram totalmente a atmosfera.

Foto: Juntando as Panelas

Essa cava subterrânea conta com centenas de barricas perfeitamente organizadas e algumas garrafas em estantes já em um processo mais avançado de maturação.

Visitamos também a Sala Primus, onde são produzidos os vinhos Salentein da mais alta qualidade. São barris gigantescos de carvalho que possuem misturadores próprios, responsáveis por mesclar as uvas e complementar a fermentação.

Foto: Juntando as Panelas

Depois dessa visita de tirar o fôlego, partimos para uma salinha de degustação na cave.

Os vinhos que provamos foram:

Salentein Reserve Sauvignon Blanc 2016

Salentein Reserve Malbec 2016

Salentein Numina Syrah 2015

Foto: Juntando as Panelas

A visita foi maravilhosa e nós ficamos muito surpresos com o tamanho e a organização dessa bodega. Já conhecíamos alguns vinhos da Salentein, mas não imaginávamos toda essa grandiosidade e também não sabíamos que as linhas eram tão completas. Esse é um passeio que com certeza eu recomendo para quem estiver em Mendoza. Nossa visita custou $300 pesos argentinos = mais ou menos USD 18.

A região do Valle do Uco fica um pouco mais distante do centro, mas vale muito a pena, principalmente para apreciar a vista da cordilheira!

Serviço:

Site: http://www.bodegasalentein.com

Telefone: +54 262 242 9500

Endereço: Ruta 89 s/n, Los Arboles – Valle de Uco, Mendoza – Argentina

Data da visita: Outubro – 2017

É isso ai pessoal, nos vemos na próxima comilança, ou bebedeira kkk 😉

Não deixe de seguir a gente no Instagram @juntandoaspanelas.

Publicitária e cozinheira profissional. Desde sempre alucinada por todos
os tipos de comida e bebida, aprendeu a cozinhar com a família quando criança e desde então já realizou diversos cursos de culinária.