Rutini La Rural • Juntando as Panelas

Rutini La Rural

Rutini La Rural

Uma bodega famosa como a Rutini La Rural com um museu voltado inteiramente à produção de vinho

Fala Paneleiros!! A vinícola desse post é uma das mais conhecidas por nós, Brasileiros, quando se trata de vinhos argentinos. Pelo menos aqui no Panelas já conhecemos a Rutini há bastante tempo e adoramos os vinhos da marca. Na nossa ida para Mendoza não podíamos deixar de visita-la e conhecer mais sobre a produção local.

A bodega foi fundada em 1885 pelo italiano Felipe Rutini e só teve sua arquitetura renovada nos anos 90. Desde sua inauguração prezou pela qualidade e lançou vinhos que foram mundialmente reconhecidos e premiados. Os rótulos são exportados para mais de 30 países e comercializados em mais de 1.200.000 caixas por ano.

Agora vamos falar sobre a nossa visita! O tour começou do lado de fora do complexo onde a guia, uniformizada com casaco e chapéu da Rutini, nos mostrou uma parede cheia de instrumentos antigos usados na viticultura, explicando como eram utilizados. É muito bacana ver como a tecnologia do vinho foi se desenvolvendo com o tempo até chegar no estágio atual.

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Depois pudemos as vinhas de Cabernet Sauvignon e fazer um agradável passeio pela parte exterior da vinícola, aproveitando o sol que estava fazendo no dia.

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Apesar de produzir vinhos muito famosos, o maior atrativo dessa bodega é o Museu do Vinho, que foi o próximo passo da nossa visita. O museu fica localizado onde era antiga casa de Dom Felipe Rutini e conta com 4.500 peças originais. Essas peças são máquinas, carruagens, prensas, prensas, ferramentas de cooper, vasos de cerâmica do período colonial, embarcações de carvalho, bombas e trituradores, livros, catálogos enológicos, laboratório, garrafas e inúmeros outros aparelhos. Para quem se interessa pela história da viticultura é um prato cheio!

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Passamos então para a sala de prova, que é onde estão os gigantescos barris de carvalho e mesas para degustação.

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Alí, você pode encontrar uma máquina super bacana com alguns dos principais rótulos da linha Rutini, para serem servidos em taças.

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

No nosso passeio a Rutini La Rural, que custou S150 pesos argentinos = mais ou menos USD 10, estava inclusa a degustação de um vinho, ou o valor poderia ser revertido em compras. Então opte por uma das duas e divirta-se! O vinho da degustação era:

Museo Malbec 2013

Rutini La Rural em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Nós optamos por provar, mas também acabamos fazendo umas comprinhas por alí.

No geral, a visita a Rutini La Rural é bem simples, mas interessante para quem já entende um pouco sobre vinhos ou tem interesse em ver os objetos do museu. Por ser um de nossos vinhos preferidos, confesso que ficamos levemente decepcionados, mas se tiver tempo sobrando, vale a pena passar por lá para apreciar um pouco de história.

Serviço:

Site: http://www.bodegalarural.com.ar

Telefone: +54 (0261) 497-2013

Endereço: Monte Caseros 2625, 5513 Maipú, Mendoza, Argentina

Horário de Funcionamento: segunda a sábado e nos feriados, das 09h às 17h30 (última visita guiada 16h) / domingo fechado.

Data da visita: Outubro – 2017

É isso ai pessoal, nos vemos na próxima comilança, ou bebedeira kkk 😉

Não deixe de seguir a gente no Instagram @juntandoaspanelas.

Publicitária e cozinheira profissional. Desde sempre alucinada por todos
os tipos de comida e bebida, aprendeu a cozinhar com a família quando criança e desde então já realizou diversos cursos de culinária.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Evidens Bistro – Budapeste Um restaurante para aquele almoço rápido no meio das atrações turísticas do dia
La Cloche a Fromage – Estrasburgo Na Petit France, localizada em uma movimentada região de Estrasburgo o Juntando as Panelas se deliciou com os tradicionais queijos franceses.
Wintergarden Brenner Parker Hotel – Baden Ba... Um restaurante delicioso que possibilita aos clientes uma linda vista, além de um atendimento da mais alta qualidade.
Arumã – um terraço delicioso com vista para o mar ... Conheça o restaurante Arumã, comandado pela chef Jackie Watanabe, com um ambiente super gostoso e gastronomia criativa.
NOBU – Budapeste Uma famosa marca de restaurante japonês no mundo inteiro tem sede na movimentada Budapeste.
Pancakes Amsterdã Uma panquecaria bem completa e com várias opções saborosas. Fomos conhecer, provamos e aprovamos.