Olivícola Zuccardi • Juntando as Panelas

Olivícola Zuccardi

Olivícola Zuccardi

Um passeio diferente em Mendoza para conhecer os azeites deliciosos da Zuccardi

Fala Paneleiros! Esse post vai contar para vocês sobre um passeio super diferente para quem quer dar uma fugida das vinícolas: Olivícola Zuccardi. Tudo bem que a fábrica de azeites fica dentro de uma vinícola da Família Zuccardi, mas o passeio é totalmente diferente e bem bacana para aprender mais sobre essa delícia culinária.

Nós já conhecíamos alguns vinhos da marca e até alguns azeites, que acabamos comprando no Free Shop de Buenos Aires em uma outra viagem, por coincidência. Ou talvez não seja tanta coincidência assim. A produção de azeites gourmets da marca é uma das mais renomadas na Argentina.

A entrada para a fazenda de olivas fica bem na frente da Viña Santa Julia, uma das principais da Zuccardi. Depois de andar uns 2 km pela estradinha de terra em meios aos vinhedos, chegamos a uma simpática casinha com um restaurante chamado Pan e Oliva, que é o restaurante oficial da olivícola.

Olivícola Zuccardi em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Partimos para a área externa para iniciar o nosso tour e nos deparamos com um lugar super charmosinho e uma vista bem bacana.

Olivícola Zuccardi em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Olivícola Zuccardi em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Alí mesmo, no quintal, a nossa guia nos mostrou um verdadeiro pé de oliva e nos explicou as diferenças entre as varietais de azeitonas que são plantadas alí. As principais são Frantoio, Arauco e Changlot. Ela nos explicou também que a única diferença entre as azeitonas verdes e pretas é o momento da colheita. As verdes são mais jovens, e as pretas mais maduras. A seleção é feita com uma mescla de ambas para resultar em azeites bem equilibrados!

Depois dessa etapa, ela nos levou até a sala onde o processamento acontece. As máquinas possuem tecnologia de última e são mega modernas e eficientes. Descobrimos que, na fabricação do azeite as azeitonas são trituradas com caroço e tudo, dando ainda mais sabor.

Olivícola Zuccardi em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Olivícola Zuccardi em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Olivícola Zuccardi em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

A pasta triturada passa por um processo de desidratação, vai parqa os tanques de inox e depois é filtrada (ou não, ni no caso de um dos azeites da linha) e engarrafada. Achamos muito legal pois é um processo semelhante ao do vinho. Não é a toa que a maioria dos produtores locais de vinhos acabam expandindo seus negócios para o ramo dos azeites.

Depois desse passeio super informativo, fomos para a degustação dos azeites. Para quem nunca degustou azeite, o negócio é o seguinte: você precisa colocar em um copinho, tampá-lo com as mãos e esquentar o fundo esfregando bem para enfatizar os aromas. Depois, você coloca na boca e puxa bastante ar para sentir melhor o gosto.

Nós provamos a linha de varietais Frantoio, Arauco e Changlot e os da linha Zuello, que são formados por um blend e apresentados em versão suave, clássico, tradicional e Novello.

Olivícola Zuccardi em Mendoza

Foto: Juntando as Panelas

Adoramos a experiência e super indicamos para quem busca algo diferente na estadia em Mendoza. Ah, e vale muito a pena também para comprar os azeites, que são MARAVILHOSOS, de verdade! Lá eles também possuem os vinhos da linha Zuccardi para venda, então aproveitamos pra comprar alguns hehehe…

Serviço:

Site: http://www.familiazuccardi.com/

Telefone:  +54 (261) 441-0000

Endereço: Ruta Provincial 33 Km 7.5, Fray Luis Beltran, Maipú.

Horário de Funcionamento: segunda a sábado das 9h30 às 17h30 / Domingo das 10h às 16h

Data da visita: Outubro – 2017

É isso ai pessoal, nos vemos na próxima comilança 😉

Não deixe de seguir a gente no Instagram @juntandoaspanelas.

Publicitária e cozinheira profissional. Desde sempre alucinada por todos
os tipos de comida e bebida, aprendeu a cozinhar com a família quando criança e desde então já realizou diversos cursos de culinária.

Deixe seu comentário

Posts Relacionados

Arumã – um terraço delicioso com vista para o mar ... Conheça o restaurante Arumã, comandado pela chef Jackie Watanabe, com um ambiente super gostoso e gastronomia criativa.
Iberostar Grand Amazon Conheça o Iberostar Grand Amazon, um navio que te apresenta, sob os rios, um pouco mais do Brasil.
Passeio pelo Rio Negro Conhecendo os Botos-cor-de-rosa e os índios da Amazônia pelo Rio Negro
Rosso – Florianópolis Pé na areia e comida no prato
300 – Florianópolis Um peruano super descolado em Jurerê Internacional para comer bem e tomar uns bons drinks
Alemanha De norte a sul, de leste a oeste. Fizemos a Alemanha da carro!